O2 Led Illumination

O2 Led lança o livro “A luz ultravioleta e sua ação sobre os microrganismos” com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna lirabe ites ipsum dolor sit amet…

“ Want to learn more about planning an overnight hike from BC AdventureSmart? Sign up for the free webinar on July. ”

Responda rápido: quantas vezes você ouviu dizer que a luz ultravioleta tem efeito germicida e quantas você se perguntou como isso é possível?

Durante a pandemia, especialmente, a luz UV-C só perdeu espaço para as máscaras e o álcool em gel na comunicação das clínicas e hospitais preocupados em informar seus clientes sobre as medidas sanitárias que estavam adotando.

A radiação ultravioleta apareceu em folhetos de várias instituições de saúde, como o recurso utilizado na limpeza de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), corrimãos, maçanetas, centros cirúrgicos, salas de consulta médica, cadeiras de rodas, macas, enfim, tudo o que poderia passar de mão em mão na rotina diária de uma clínica ou hospital.

Apesar de ter-se tornado popular na luta contra a Covid-19, pouco se informou sobre as características da luz ultravioleta e como ela age na higienização dos objetos e ambientes. “Identificamos que o conhecimento da luz ultravioleta germicida não é para a maioria da população e esta é a ideia deste livro”, diz Roberto Luís Cardoso, diretor de tecnologia da O2 Led.

Foi então que a empresa decidiu escrever e publicar o livro “A luz ultravioleta e sua ação sobre os microrganismos”, com o apoio de SterBox.

Roberto conta que a O2 Led está acostumada com iluminação a partir de leds brancos e trabalhar com leds ultravioleta não é muito diferente. “Na realidade, já estudávamos seu comportamento desde 2014, quando pensamos em utilizá-los para desinfecção de escovas de dentes. Sabíamos do seu efeito bactericida e lançar equipamentos com esta tecnologia era uma questão de tempo”.

A pandemia escancarou a necessidade de soluções inovadoras para combater a transmissão do coronavírus SaRS-Cov 2. “Proteger o planeta e defender os seres humanos tornou-se obrigatório”, pondera Roberto.

A O2 Led assume seu compromisso social e começa a desenvolver dispositivos para exterminar micróbios, notadamente o coronavírus. De março de 2020 até o momento, já são quatorze patentes requeridas e três produtos em comercialização: SterBox, e T-Led WUV-C


Perguntas e Respostas

Estruturado na forma de temas, com perguntas e respostas, o livro é objetivo e didático, e tem o objetivo de introduzir as pessoas no universo da luz ultravioleta germicida e como ela atua sobre formas de vida simples, porém importantíssimas, como vírus, fungos e bactérias.

São, ao todo, 12 temas e 77 questões. Inicia com uma parte técnica, mais ligada à Física, até mergulhar nos segredos da Biologia, com explicações sobre DNA, RNA, ácidos nucleicos e até expressões menos conhecidas, como células procariontes e eucariontes (os dois grandes grupos celulares de que são constituídos todos os organismos vivos, à exceção dos vírus).

“A colaboração da equipe de projetos da O2 foi fundamental. Tenho o prazer de reconhecer o excepcional desempenho da biomédica Dra. Juliana Cristina da Silva e do físico Benedicto Luiz Visentainer, que assinam como autores desta obra”, diz Roberto Cardoso. “Valiosa também foi a participação do médico Dr. Saulo Duarte Passos, que revisou o texto do livro”.

No prefácio, o Diretor de Tecnologia da O2 Led e mentor intelectual do livro faz questão de homenagear os professores, “desde os da pré-escola até os de pós-graduação”. Sem eles, diz Roberto Cardoso, não teríamos “conhecimento e base para novas descobertas e invenções, sem as quais não poderíamos estar tomando controle da situação e dando esperanças a todo o povo”.


A luz ultravioleta e sua ação purificadora

Mas afinal, o que é luz ultravioleta?

“É uma radiação eletromagnética com variação de comprimento de onda entre 200 e 400 nanômetros. Ela possui a denominação ultravioleta porque a sua frequência está exatamente acima da frequência da luz violeta, a maior que o ser humano consegue enxergar. A luz ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UV-A, UV-B e UV-C”, responde o livro na primeira pergunta.

A partir daí as questões se multiplicam em explicações sobre como essa radiação foi descoberta, de onde vem esse nome, quais são as bandas de radiação ultravioleta e suas aplicações, onde ela é encontrada na natureza, e mais uma série de questões envolvendo a ação germicida e a segurança do sistema de desinfecção por luz UV-C.

“A radiação UV-C provoca alterações foto-bioquímicas que promovem a inviabilidade ou morte dos microrganismos atingidos. Essa tecnologia já é consagrada mundialmente quando se trata na desinfecção de ar, superfícies e água, mas é preciso tomar certos cuidados para não expor a radiação uma vez que pode causar dano ao humano”, alerta o livro.

O que são microrganismos, como eles são formados e se reproduzem é um tema amplamente detalhado, transformando os intrincados temas da Biologia em conceitos facilmente compreensíveis. Vírus, fungos e bactérias ganham sessões especiais, onde são exaustivamente destrinchados, para explicar como a radiação ultravioleta age sobre eles.

“Por ser um agente físico, a radiação UV inativa os microrganismos através de sua energia, que causa alterações nos componentes moleculares essenciais à função da célula. Os raios UV-C rompem as estruturas do DNA e RNA atravessando as paredes celulares. Após o rompimento das paredes celulares, os raios UV reagem com os ácidos nucléicos e com outros componentes da célula prejudicando as atividades celulares ou causando a morte dela”, atesta o livro

A inovadora tecnologia SterBox

Desenvolvidos pela O2Led, o SterBox e a CleanBag utilizam uma tecnologia patenteada que destrói a cadeia de reprodução dos microrganismos por meio da luz UV-C gerada por led.

O SterBox é um aparelho leve e portátil, criado para a descontaminação do ar em superfícies e ambientes. Já a CleanBag é uma maleta compacta para purificação de objetos.

Para garantir a segurança dos usuários, esses produtos foram criteriosamente projetados, de forma que a radiação UV-C fica enclausurada dentro de uma câmara de higienização.

Ambos são ecologicamente corretos, pois usam diodos emissores de luz fabricados sem mercúrio, mais econômicos que as lâmpadas fluorescentes.

“O SterBox tem um dispositivo interno que retira do ar partículas em suspensão, inclusive fezes dos ácaros, grandes responsáveis pela rinite. Estamos realizando testes laboratoriais para quantificar exatamente o efeito, mas já são vários os depoimentos de usuários que relatam melhoras significativas com relação às alergias respiratórias, após a utilização diária do SterBox”, acrescenta Roberto.

Os produtos possuem laudos de certificação de instituições reconhecidas, como a UNICAMPLS Analysis e Autologus Laboratório.

A partir de agora, todos os que adquirirem o SterBox e a CleanBag podem também receber o livro. Para mais informações, basta enviar mensagem para o e-mail o2led@o2led.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *